Translate

Progressões de Movimentos da Calistenia e Hipertrofia - Programa de Treino Intermediário


Fala Calistênico! 😀

Hoje você vai saber como conciliar os Moves da Calistenia e a Hipertrofia numa única grade de treinos.

Prepare-se para começar a aprender skills como muscle up, front lever e planche, dentre outros, enquanto trabalha os músculos de forma completa pra ter um shape top.

Se liga ae!

COMO CONCILIAR MOVIMENTOS COM HIPERTROFIA


Os treinos do nível intermediário são compostos por 8 exercícios que combinam progressões para fazer moves como bandeira humana, back lever e muscle up com exercícios focados em hipertrofia, que trabalham os músculos deixados de lado nas progressões.

Para encarar um treino com essa dificuldade é necessário ter uma base sólida na Calistenia, ou seja, é preciso ter dominado os exercícios mais básicos, como barra, flexão e suas variações.

Por isso você deve fazer os treinos intermediários só depois de estar bem à vontade com o Programa de Treino Pré-Intermediário.

Lembrando que estas e todas as nossas outras grades de treinos são desenvolvidas numa parceria entre atletas especialistas em Calistenia e profissionais qualificados para garantir treinos eficientes e seguros para você.

profissional de Educação Física Marcos Theodoro, com experiência em escolas militares, é o responsável técnico desse programa de treino e também o criador do canal de Youtube Extremamente Fitness e da conta de IG @canal_extremamentefitness, onde trata de atividades físicas em geral, desde yoga e calistenia até musculação e boxe. 😉

Confere ae os treinos!


1) TREINO DE PLANCHE, HANDSTAND, PEITO E TRÍCEPS INTERMEDIÁRIO




O treino começa com as progressões pro handstand e planche, seguidos de exercícios de fortalecimento destes exercícios.

Os demais são focados em trabalhar partes dos ombros e peitoral que não são bem trabalhados nas progressões.

*IMPORTANTE: Você deve fazer a quantidade de séries indicada para cada exercício com 2 minutos de descanso entre estas séries e só depois passar para o próximo exercício.

Abaixo seguem algumas considerações sobre cada exercício:

  • Planche lean - é uma progressão pro planche onde você deve manter os braços totalmente esticados, as escápulas afastadas (hollow back), o tronco e as pernas alinhados e jogar o corpo pra frente até onde for possível segurar pelo tempo determinado.
  • Wall handstand hold - uma progressão para a parada de mãos. Você deve apoiar os pés na parede com as costas viradas pra ela e manter os braços bem esticados. Conforme pegar mais confiança tente se equilibrar tirando aos poucos os pés da parede.
  • Pseudo planche push up - fortalecimento pro planche. Faça a mesma posição do planche lean, mas em vez de segurar a posição, faça flexões.
  • Wall handstand push up - fortalecimento pra parada de mãos. Comece da mesma posição do handstand hold e desça até a cabeça quase tocar o chão, esticando os braços completamente ao subir.
  • Typewriter push up - este serve para trabalhar a parte medial dos deltoides, uma vez que a parte anterior dos ombros já foi bem trabalhada nos exercícios anteriores.
  • Deep wide push up - nesta flexão aberta você deve posicionar as mãos em apoios um pouquinho altos, como parallettes, e descer até quase tocar o peitoral no chão. Pega a parte medial do peitoral e especialmente a parte mais externa.
  • Decline push up e dips - pegam respectivamente a parte superior e inferior do peitoral.

Para saber mais sobre como trabalhar peitoral e ombros de forma completa basta conferir os artigos sobre Os Melhores Exercícios de Peitoral e Os Melhores Exercícios de Ombros.




2) TREINO DE FRONT LEVER, COSTAS E LOMBAR INTERMEDIÁRIO




Aqui começamos com as progressões pro front lever e finalizamos com os exercícios que vão complementar o treino, trabalhando as áreas restantes das costas como vemos no artigo Os Melhores Exercícios para Costas.

*IMPORTANTE: Você deve fazer a quantidade de séries indicada para cada exercício com 2 minutos de descanso entre estas séries e só depois passar para o próximo exercício.

Se liga nas informações sobre os exercícios:

  • Tuck front lever hold - progressão pro front lever. Durante a execução os braços devem estar sempre esticados e a lombar sempre paralela ao chão.
  • Tuck front lever raises - fortalecimento pro front. Deve-se tomar os mesmos cuidados do primeiro, só que agora você vai fazer repetições elevando e abaixando o tronco.
  • Scapula pull up - fortalecimento pro front. Nesta versão da scapula pull up, além de jogar o tronco pra trás (abaixando os ombros) você deve puxar repetições, levando o peitoral na direção da barra. Também trabalha a hipertrofia das partes inferior e medial do trapézio e dos romboides.
  • Dragon flag hold - fortalece a lombar para fazer o front lever. O tronco deve estar alinhado com as pernas ou com a cintura levemente para cima, mas nunca com a cintura para baixo. Segure o mais perto que conseguir do chão.
  • Wide pull up - trabalha os dorsais, mais conhecidos como asas, visando a hipertrofia.
  • Traps shrug - trabalha a parte superior do trapézio, o famoso trapézio descendente.
  • Wide face pull up - pega a parte posterior dos ombros e toda a coifa rotadora, músculos importantes na estética das costas.
  • Reverse leg raises - mais um exercício pra lombar, mas agora trabalhando os músculos num sentido diferente. Ele também é importante no fortalecimento pro planche e pro back lever.


3) TREINO DE PISTOL SQUAT, HUMAN FLAG, PERNAS E ABDÔMEN INTERMEDIÁRIO




Os 4 primeiros exercícios são progressões e fortalecimento para a bandeira humana e pro pistol squat, os demais complementam o fortalecimento das pernas e abdômen, visando a hipertrofia.

*IMPORTANTE: Você deve fazer a quantidade de séries indicada para cada exercício com 2 minutos de descanso entre estas séries e só depois passar para o próximo exercício.

Os exercícios são:

  • Hanging human flag - uma progressão da bandeira humana. A pegada da mão de cima deve ser voltada pra frente enquanto a de baixo deve apontar para baixo. Com a mão de cima você vai puxar e com a de baixo empurrar, sustentando o peso do seu corpo nela. Os braços devem estar sempre esticados e os dois pés fora do chão.
  • Windshield wipers - fortalece toda a parte lateral do seu tronco para fazer a bandeira humana.
  • Assisted pistol squat - progressão para o pistol squat. Evite usar muito a força dos braços pra ajudar na subida. Mantenha a sola do pé totalmente colada ao chão durante todo o movimento. Desça até o final.
  • Bulgarian squat - vai melhorar o seu equilíbrio e fortalecer suas pernas para fazer o pistol suqat.
  • Sumo squat - os agachamentos anteriores já trabalham a parte frontal das coxas e este vem para trabalhar a parte interna delas. Os pés devem estar apontados para fora e com uma abertura maior que a largura dos ombros.
  • One leg hamstring levers - trabalha a parte posterior das coxas. Foque em fazer força com as pernas e não com a lombar.
  • One leg calf raises - trabalha as panturrilhas. Você deve descer até o calcanhar ficar abaixo do nível da ponta dos pés e subir até a panturrilha contrair ao máximo.
  • Full leg raises - completa o fortalecimento do abdômen trabalhando o reto abdominal.



4) TREINO DE MUSCLE UP, BACK LEVER, BÍCEPS E TRÍCEPS INTERMEDIÁRIO





Esta rotina começa com as progressões para o back lever e muscle up e é complementada com exercícios visando a hipertrofia dos bíceps e tríceps, como vemos nos artigos Os Melhores Exercícios de Bíceps e Os Melhores Exercícios de Tríceps.

*IMPORTANTE: Você deve fazer a quantidade de séries indicada para cada exercício com 2 minutos de descanso entre estas séries e só depois passar para o próximo exercício.

Seguem as informações sobre cada exercício:

  • Skin the cat - desenvolve a mobilidade dos ombros para fazer o back lever. Você deve começar pendurado na barra com as mãos voltadas para frente, passar as pernas por entre os braços, descer até esticar completamente os braços e fazer o movimento contrário para voltar à posição inicial.
  • Back lever hold - progressão pro back lever. Os braços devem estar esticados e o tronco paralelo ao chão.
  • Negative muscle up - progressão do muscle up. Pode ser feito numa barra baixa ou num dos lados da paralela. Suba na barra com impulso ou ajuda e desça bem devagar até esticar os braços completamente. Foque bastante em não cair direto na transição entre a parte de cima e a de baixo.
  • Chest high pull up - é um fortalecimento pro muscle up. Puxe a barra com as mãos voltadas pra frente o mais alto que puder com o tronco afastado da barra.
  • Assisted one arm chin up - além de fortalecer bíceps e braquial visando a hipertrofia, este exercício também é uma progressão para puxar a barra com um braço só. Faça a pegada com uma das mãos voltada para você e apoie a outra em um dos lados da barra ou num tecido pendurado nela para ajudar na puxada.
  • Wide chin up - foco na hipertrofia da parte interna dos bíceps.
  • Straight bar dips - trabalha a hipertrofia dos tríceps e também ajuda no muscle up.
  • Sphinx push up - também foca na hipertrofia dos tríceps além de ajudar na transição da puxada para a empurrada no muscle up.

Agora é hora de ver como ficou a grade de treinos, se liga só!


GRADE DE TREINOS DE MOVES E HIPERTROFIA INTERMEDIÁRIO


A grade de treinos iniciantes é composta por 4 dias de treinos seguidos por um dia de descanso, repetindo novamente a sequência.

Se liga:




Se por acaso, mesmo após o descanso, os músculos a serem treinados no dia ainda estiverem muito doloridos, tire mais um dia para se recuperar antes de voltar aos treinos.

Também é importante cuidar da alimentação e do sono para uma boa recuperação muscular e hipertrofia.

E se durante os treinos você não conseguir fazer a quantidade de repetições ou tempo estipulados, não tem problema. Faça o máximo que conseguir e em breve estará fazendo o treino completo.


MUDANDO DE NÍVEL


Quando estiver completando todos os treinos sem dificuldades e for capaz de:

  • Segurar a tuck planche por pelo menos 3 segundos;
  • Segurar o handstand livre por pelo menos 3 segundos;
  • Segurar o straddle front lever por pelo menos 3 segundos;
  • Segurar a straddle human flag por pelo menos 3 segundos pra cada lado;
  • Fazer pelo menos 3 pistol squats livres pra cada perna;
  • Segurar o straddle back lever por pelo menos 3 segundos;
  • Fazer pelo menos 2 muscle ups seguidos (não precisa ser limpo).

Então poderá passar para o Programa de Treino Pré-Avançado.


Calistênico, o post vai se encerrando por aqui, mas sua nova fase de treinos apenas começou. Comece agora os seus treinos de skills e hipertrofia intermediário e deixa aí nos comentários ou no nosso perfil @barzclub.sw no Instagram as suas dúvidas e o que está achando.

Abraço, tamo junto! 😁


~Equipe Barz Club






90 comentários:

  1. cara você diz aqui que devemos fazer com facilidade o treino pré intermediario para ir para esse, eu faço quase todos eles tranquilo só o de costa que ainda não consigo fazer 8 de todos alguns faço 8 outros 7 e outros 6, acha melhor continuar no pré intermediario ou já posso pular para esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano! O treino intermediário tem mais exercícios, com maior dificuldade e mais repetições do que o pré-intermediário. por isso recomendo que você continue focado no pré-intermediário de costas e bíceps.

      Você pode seguir a seguinte estratégia pra conseguir evoluir mais rápido nesse treino: quando não conseguir completar as repetições sugeridas, descanse um pouquinho e volte a fazer o restante pra completar.

      Note que só estou recomendando isso porque você disse que consegue fazer 6 ou 7 reps de alguns exercícios. Como são números bem próximos do recomendado, dá pra você fazer isso sem correr risco de se lesionar.

      Mas se você só conseguisse fazer 3 ou 4 reps, por exemplo, seria muito arriscado tentar essa estratégia porque correria o risco de ir muito além dos seus limites.

      Seguindo essa estratégia no pré-intermediário de costas, em breve você estará dominando esse treino e terá força suficiente pra iniciar o intermediário de forma segura.

      Tamo junto mano! Qualquer outra dúvida tamo ae.  ;)

      Excluir
    2. não tem muito a ver com esse treino, mas eu sempre tive uma dúvida, como eu combino hipertrofia e alongamento?

      Excluir
    3. Fala ae! beleza? :)

      Faça o alongamento e o treino de hipertrofia em momentos diferentes do dia. Por exemplo: alongamento de manhã e hipertrofia a noite.

      Mas nunca faça um logo em seguida do outro! ;)

      Excluir
  2. Muito bom esses treinos.
    Por quanto tempo posso mantê-los? 2 meses?
    Vou começar a faze-los em breve com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fabio! Blz?

      Não existe um período de tempo padrão pra manter.

      O objetivo maior desses treinos, é te permitir fazer os movimentos da calistenia (muscle up, parada de mão, etc.).

      Portanto o tempo que o treino deve ser mantido é o tempo de desenvolver essas habilidades.

      Essa não é uma jornada curta, mas é muito recompensadora em termos de força, habilidade e estética.  :)

      Excluir
  3. Fazer o treino nessa sequência mesmo do 1 ao 6?
    Nos três últimos treinos de técnica, os últimos exercícios complementares, fazer uma vez só o máximo de repetições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Fabio, a sequência é essa, do 1 ao 6, conforme a tabela do programa semanal.

      Essa é a distribuição mais eficiente que eu encontrei, dando tempo de dos grupos musculares descansarem específicos entre um treino e outro.

      Mas se você achar uma outra configuração que funcione melhor pra você, fique a vontade para adaptar.

      Apenas considere os descansos dos grupos, evitando treinar o mesmo grupo vários dias seguidos.

      Nos treinos de técnica, os exercícios complementares são apenas uma série do máximo mesmo.
       
      Qualquer dúvida tamo ae. Abraço mano!  :)

      Excluir
  4. Muito bom. Você poderia montar alguns treinos com argolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lucas! Blz mano?

      Treinos com argolas são poderosos pra construção de força.

      Na verdade a maioria dos exercícios pode ser adaptado pra argolas, nesse programa mesmo você pode trocar a barra e a paralela pelas argolas em muitos exercícios.  ;)

      Você acabou de me dar duas grandes ideias, a primeira é fazer um artigo mostrando como adaptar certos exercícios pras argolas.

      A segunda é trocar a barra pelas argolas nos meus treinos pessoais por um tempo pra elevar o nível e desenvolver ainda mais força.

      Valeu pelos insights mano, qualquer outra sugestão ou dúvida tamo ae.  Grande abraço Lucas!  :D

      Excluir
  5. 10 séries 3reps 2m descanso esse 2m descanso seria entre as repetições ou entre as séries?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano! Tudo certo?

      O descanso é entre as séries mesmo.

      As repetições são seguidas, como num treino normal.  ;)

      Qualquer outra dúvida tamo ae. Abraço.  :)

      Excluir
  6. Conheci seu site hoje.

    Usei durante uma ano e meio um aplicativo de HIIT, porém eu não quero ter que depender dele pro resto da minha vida, então resolvi buscar pela net como fazer um plano de treino e achei seu site.
    Já te digo que irei seguir seus planos de treinos (com adaptações mínimas).
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Wagner!

      Seja bem-vindo :D

      É sempre bom variar os treinos e consultar novas fontes de conhecimento e as adaptações são importantes pra adequar o treino à sua realidade.

      Tamo junto e no que precisar é só chamar. Abraço! :)

      Excluir
  7. Dae Everton!!
    E as camisetas do barz club??
    Quando vamos ter??
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fabio! Tudo certo mano?

      Esse ano priorizamos a melhora dos conteúdos que trazemos pra vcs com o lançamento do ebook e a reestruturação do site.

      E tem mais conteúdo bom vindo por aí, por isso não temos previsão pra lançar as camisas, mas elas vão sair ;)

      Tamo junto mano, abraço!

      Excluir
  8. Eu comprei elásticos resistentes para aprender o muscle up. Como você remomenda encaixar o uso deles no treino? Faço apenas com eles ou complemento ao treino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, você pode usar no treino de habilidade pra ajudar a subir na barra pra fazer o muscle up negativo ou para substituir o muscle up com salto.

      A propósito, a dificuldade do muscle up com elástico estaria entre o negativo e o com salto.

      Excluir
  9. Ewerton, e o cárdio, não se encaixa no intermediário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Wagner, esse programa tem o foco em aprender 6 habilidades da calistenia, por conta disso adicionar cardio deixaria os treinos muito longos.

      Mas nada impede que você adapte o programa e adicione o cardio em algum dos dias ou até mesmo no final de cada treino. ;)

      Excluir
  10. So faltou as progressoes da full plance que a q eu mais quero fazer tem como vc passar pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Julio! Beleza?

      Mano, eu ainda to aprendendo esse, por enquanto só consigo o straddle planche. Depois que eu aprender o full planche na moral eu posto aqui o treino pra vocês.

      Mas segue abaixo dicas de exercícios que me ajudaram bastante a evoluir no planche até aqui:

      - pseudo planche push up
      - planche lean
      - hindu push up
      - superman hold

      Tamo junto!

      Excluir
  11. Cara nessa progressões human flag é para fazer dos dois lados, devo fazer 10 séries um lado e depois 10 do outro ou devo intercalar? 1 série 1 lado 2 série outro lado....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano, beleza? :D

      Conta uma série quando você fizer uma vez pra direita e uma vez pra esquerda.

      No total você acaba fazendo 10 bandeiras pra cada lado.

      Eu prefiro fazer intercalando, porque assim evito fadigar de uma vez um dos lados, o que pode atrapalhar o desempenho ao fazer pro outro lado.

      Abraço mano, tmj!

      Excluir
  12. Ei Everton não teria um advanced tuck back lever aí? Pois o tuch seguro uns 20seg tranquilo mas pra ir pro stradle aí não vai nem 1sec kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano, blz? :D

      Cabe sim um advanced tuck aí.

      É importante ir encaixando cada vez mais a lombar, deixando as costas retas, assim vc fortalece a lombar pra segurar o straddle.

      Tmj mano! ;)

      Excluir
  13. Nos treinos não tem nenhum L-sit ou Ponte. Em que dias eu poderia encaixar esses dois? De core e pernas? Gosto de fazer eles e estou tentando aprender o V-sit por agora, além dos que já estão nos treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Júnior! Tudo certo?

      Exatamente mano, você pode encaixar esses dois no treino de core e pernas. A ponte inclusive será um plus no fortalecimento pro front. :)

      Você pode até encaixar umas progressões pro v-sit no treino de front e back ou no de bandeira e pistol. ;)

      Valeu Júnior, tmj!

      Excluir
  14. Fala Everton tô aq dnovo kkk no treino muscle up quando não consigo mais fazer o muscle eu subo no jumping e desço no negativo 3 de cada pode ser assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano! :D

      Pode ser sim. Jumping + negativo é o melhor jeito de conquistar o primeiro muscle ou aumentar o número de repetições seguidas. ;)

      Tmj mano!

      Excluir
  15. eai parceiro. me tira umas duvidas por favor. por que não tem progressão com 1 perna no front lever? outra duvida, alguém ja testou essa rotina de treino e conseguiu aprender todos esses movimentos de uma vez? não seria de repente interessante fazer uma rotina com 1 movimento apenas por treino? pessoa aprende aquele move ali no prazo de uns 3 mesês depois troca rotina para o próximo? abraço everton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano! :D

      Bora por partes:

      1) Não tem progressão com 1 perna, pq pela minha experiência e até pelo que já vi de outros calistênicos essa progressão não é tão eficiente assim, porque o modo que ela trabalha a lombar é bem diferente do movimento real. O advanced tuck e o straddle são bem melhores nesse quesito. Portanto o one leg front é uma progressão que atrasaria a sua evolução, podendo ser pulada sem prejuízo algum, indo do advanced tuck direto pro straddle.

      2) Essa rotina é baseada na que eu fazia pra pegar esses movimentos, e consegui pegar todos treinando nesses moldes, assim como uns amigos que seguiram essa rotina também conseguiram. Esta e todas as outras rotinas daqui são baseadas em tudo que já aprendi e testei sobre calistenia. ;)

      3) É possível fazer mais de um movimento por treino sem perder nada, porque os movimentos se complementam, mas se você preferir focar apenas em 1, fique à vontade pra fazer isso. Esse programa funcionou pra mim e pra outras pessoas, mas talvez pra você funcione melhor com alguns ajustes.

      O importante é testar. Faça ajustes e veja a melhor estratégia pra você. Mas pode ter certeza que se seguir do jeito que está no programa, vai alcançar os resultados que deseja. :)

      Abraço mano!

      Excluir
    2. Show Everton vlw pelas informações mano vou continuar com o treino aí q já foi testado kk mais garantido. Espero aprender todos eles logo forte abraço mano

      Excluir
    3. Tamo junto mano! :)

      Qualquer dúvida tamo ae.

      Bons treinos brother! Depois conta como tá sendo a evolução. ;)

      Excluir
  16. Opa tudo bom?
    Eu to querendo trocar a pistol squat pela full plance tem como vc me passar as progressoes dela ai fazer o favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Julio, beleza?

      Eu ainda não domino a full planche, apenas a straddle planche, por isso vou te passar os exercícios que me ajudaram a chegar nesse nível.

      - Planche lean (10 reps)
      - Pseudo planche push up (10 reps)
      - Superman hold (30 seg)
      - Tuck planche (10 tentaivas) ou Tuck planche avançado (10 tentativas) caso já consiga fazer este.

      Caso tenha alguma dúvida em como se executa os exercícios, é só jogar o nome deles no google que vai aparecer vídeos com a execução correta. ;)

      Tamo junto Julio! :D

      Excluir
  17. Quanto de descanso entre os exercícios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae, beleza? :)

      São 2 minutos, assim como entre as séries do mesmo exercício.

      Mas se sentir que precisa de mais tempo, principalmente entre os exercícios de progressão, não tem problema, descanse mais 1 ou 2 minutos até se sentir preparado.

      Qualquer outra dúvida é só falar, tmj!

      Excluir
  18. Everton e se a pessoa estiver num nível maior do movimento? Já consiga fazer todos eles dá para trocar a progressão básica aí do treino pelo movimento em si? E continuar os demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ander! :D

      Dá sim, inclusive é até recomendado. Nesse caso o seu objetivo será aprimorar ainda mais o movimento. ;)

      Tmj!

      Excluir
  19. Eu posso fazer os exercícios até a falha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae, tudo certo? 🙂

      Depende do exercício.

      Os exercícios progressivos pros movimentos não devem ser até a falha. O intuito deles é que você faça mais séries focando na qualidade da execução, por isso a falha não é recomendada, pra não perder qualidade devido ao cansaço. 😉

      Nos outros pode chegar perto da falha, já que o objetivo deles é fortalecimento e/ou hipertrofia tbm.

      Qualquer outra dúvida é só falar. Tmj! 😁

      Excluir
  20. Treinar vários movimentos juntos não atrapalha não ?
    Não seria melhor ficar em pelo menos em 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano, beleza? 🙂

      Não tem problema em treinar vários movimentos na mesma grade, ainda mais que são progressões e fortalecimentos combinados com treinos focados em grupos musculares específicos, então mesmo quem não quer pegar os moves vai se beneficiar das progressões. 🙂

      A questão é que vai demorar mais pra você dominar certo movimento, porque que vai levar pelo menos 4 dias pra treinar ele novamente.

      Se você quiser focar em menos moves também não tem problema, os treinos são genéricos e podem e devem ser adaptados para os objetivos e circunstâncias de cada um. 😉

      É só manter a coerência entre o movimento trabalhado e os grupos musculares pra dar descanso suficiente pros músculos alvos.

      Mas me diz aí, se você fosse focar em apenas 3, quais seriam? 🙂

      Tmj mano!

      Excluir
    2. Eu tô quase pegando o front
      Estou no 1leg a stradle planche e o v-sit

      Excluir
    3. Muito bom brother! 😁

      Se você for focar só nesses 3, sugiro fazer o front nos dias de costas/lombar e bíceps/tríceps; o planche e o v-sit podem se encaixar nos dias de peito/ombros e pernas/abs.

      Também sugiro fazer o straddle front lever como evolução do one leg, ele é um pouco mais difícil e você pode regular fechando as pernas conforme ganhar mais força. 🙂

      Tmj mano!

      Excluir
  21. Queria só saber se o treino é para ser feito como um circuito ou como séries? Pq eu não entendi muito bem se descanso 2mn entre cada exercício ou faço um circuito e então descanso.
    Outra pergunta tem treino para mulheres também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí, tudo bem? 🙂

      O treino é feito em séries com 2 min de descanso entre as séries de cada exercício e 2 min de descanso na transição de um exercício pro outro. 😉

      Não existe distinção entre treino para homens e mulheres, todos os nossos treinos podem ser feitos por ambos os sexos.

      Nós dividimos apenas por nível de evolução. 🙂

      Se você quiser um treino com um nível de dificuldade menor é só dar uma olhada no link abaixo, lá tem programas de treino desde o nível básico, pra quem ainda não faz barra ou flexão, até o nível mais avançado. 😉

      https://www.barzclub.net/p/tabelas-semanais-de-treino.html?m=1

      Grande abraço!

      Excluir
  22. Opa, tudo bem?
    Curti o site e vou dar início nesse projeto. O que mais me chama atenção é poder treinar em casa e a grande evolução de quem prática esse esporte. Tenho pouco tempo disponível e geralmente treino em casa com elásticos, visto que as academias estão fechadas (fazia musculação antes da pandemia). Pois bem, eu trabalho das 6 as 18 e depois tenho faculdade das 7 as 22:40. E eu trabalho numa escala 2x2, ou seja trabalho dois dias sim, dois não. Então tenho tempo para treinar somente nos dias que estou de folga, como eu posso fazer para dividir o treino? Faço dois grupos em cada dia? E no caso iniciantes que são divididos em três dias? Além disso posso continuar treinando com elásticos ou não é aconselhável?

    Agradeço desde já ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Henrique, beleza? 🙂

      Sua rotina é realmemte puxada, mas sempre é possível adaptar os programas.

      A alternativa de fazer 2 treinos nos dias de folga parece a melhor opção mesmo.

      No caso dos programas com 3 treinos, você pode fazer 2 no primeiro dia, que vai estar mais descansado, e o outro no segundo dia.

      Indico fazer barra e pernas/core no primeiro e flexão no segundo.

      Quanto aos elásticos, eles podem ser um upgrade dentro do treino de calistenia com exercícios complementares. 😉

      Boa sorte no projeto Henrique. Tmj! 🙂

      Excluir
  23. Como evoluir pra próxima progressão da cada habilidade? Exemplo: já faço 5x5 do tuck back lever hold. E depois? Pesquisar próxima progressão e encaixar no treino? Acho que farei isso. Parabéns pelo plano, ficou bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Wagner! 🙂

      Você pode passar pra progressão advanced tuck back lever, onde os joelhos continuam dobrados mas as coxas fazem um ângulo de 90° com o tronco.

      Mas o ideal mesmo é passar pro nível avançado que estamos preparando pra postar. 😁

      Qualquer outra dúvida é só falar!

      Excluir
  24. Olá! Como eu poderia encaixar um treino de HIIT? Pretendo seguir esse seu plano mas sem abandonar o cárdio. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí, tudo certo? 🙂

      Isso depende de quantas vezes na semana você faz cardio.

      Se for 3 vezes, seria legal encaixar no dia de treino de planche e no dia de pistol squat.

      Daí você pode fazer o HIIT num horário diferente da calistenia ou após o treino de força. 😉

      Excluir
  25. Que site maneiro irmão. Estou atrás da full planche, estava fazendo ela um dia sim e outro não...tipo as progressões, no maximo faço uma tuck mais ou menos. Minha dúvida é com essa grade de treino seguida com dedicação, alimentação e descanso, quanto tempo demoraria pra conseguir progressões mais avançadas do movimento, tipo a planche strande...ou o full back lever?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Elton! Tudo certo? 🙂

      Primeiramente parabéns pelo pensamento sobre dedicação, alimentação e descanso, estes são os pilares da evolução física!

      Esta grade representa só o início do caminho pros exercícios mais avançados, estamos no processo de montagem do próximo nível que contém os treinos pra pegar justamente a straddle planche e o full back lever, dentre outros exercícios. 🙂

      Sobre o tempo de evolução, ele varia de pessoa pra pessoa, mas pode considerar uns 6 meses pro back lever e 1 ano pra straddle planche.

      Pode ser que você consiga em menos tempo, mas estas são estimativas mais realistas.

      Mas tenha em mente que o caminho até a conquista destes exercícios é muito gostoso de ser trilhado com ótimos exercícios de fortalecimento e progressão, então curta a jornada tanto quanto a recompensa. 😉

      Abraço Elton, qualquer dúvida tamo ae!

      Excluir
  26. Que massa man, previsão para treino avançado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae! 😁

      Já era pra ter saído, mas tá quase pronto, esse mês sai! 🙌

      Excluir
  27. Nao tem plano de treino a cima do intermédio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae! 🙂

      Desculpe a demora.

      O plano pré-avançado ta saindo do forno, este mês devemos lançar aqui no site no perfil @barzclub.sw no instagram. 😉

      Excluir
  28. E dito que para o corpo ganhar força devemos fazer no entre 6 reps de um exercicio, sendo que passou de 6 reps ja se torna um treino de resistencia, como progredir apos isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí, tudo certo? 🙂

      Deve-se tomar cuidado com essa regra.

      Não são 6 repetições de um exercício normal, são 6 repetições de um exercício difícil ou com peso extra, que exija bastante esforço dos músculos.

      Daí a pra progredir, ou você aumenta a dificuldade do exercício ou aumenta o peso extra. 😉

      Excluir
  29. TRABALHO EXCELENTE DESENVOLVIDO POR VOCÊS AQUI DO SITE. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  30. So tenho sabado e domingo ppsso fazer duas rotinas em cada um desses dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae, tranquilo? :)

      Sendo sincero, é melhor treinar 2 dias na semana do que nenhum, mas não espere grandes resultados.

      Treinar só sábado e domingo e ficar de segunda a sexta sem trabalhar os músculos não vai te ajudar a evoluir muito.

      O ideal seria conseguir pelo menos mais 2 dias no meio da semana pra treinar pelo menos meia hora. ;)

      Assim você poderia treinar quarta, quinta, sábado e domingo, descansando segunda, terça e sexta.

      Excluir
  31. Cara, comecei nessa semana a montar minha própria rotina semanal (antes usava um app de calistenia). Como não quero treinar nos fds, pus de seg à sex. Respectivamente, ficou: front lever, planche/handstand, pistol, muscle up e full body. Com apenas 4 exercícios por dia, sendo 3 séries de cada. No full body (sexta) é claro que ficou com mais exercícios. O que acha? Abraço e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano! Beleza? :)

      É uma boa forma de dividir, mas só testando na prática pra ver se é ideal. Só toma cuidado no full body pra pegar mais leve nos exercícios de costas e tríceps, já que muscle up é no dia anterior.

      Uma alternativa a esta divisão é juntar alguns treinos, se você tiver tempo de fazer mais do que 4 exercícios por dia. Nesse caso ficaria assim:

      - Seg: Planche e handstand
      - Ter: Front lever e muscle up
      - Qua: Pistol squat
      - Qui: (escolher um move da segunda e outro da terça, aconselho planche e front lever, que são os mais difíceis de pegar e requerem mais treino)
      - Sex: Pistol squat

      Coloquei planche e handstand na segunda, porque a fadiga do muscle up pode atrapalhar no treino de planche que é mais difícil de pegar, mas você pode deixar na outra ordem se preferir.

      Desse jeito a divisão fica mais ou menos no formato puxar/empurrar/pernas/puxar e empurrar/pernas, trabalhando os diferentes grupos musculares pelo menos 2 vezes na semana.

      No geral mano, continue estudando e testando variações de treino sempre buscando o melhor pra você. Depois me diz como ficou a divisão final e se está dando certo.

      Grande abraço e bons treinos! :D

      Excluir
  32. Muito bom. Seria legal artigos sobre aquecimentos ou receitas para montar um treino próprio (eu não sei montar nada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas recomendações! 😁

      O de como montar um treino já tá até na lista. 🙂

      Grande abraço!

      Excluir
  33. Fala mano blz!!!
    Atualmente treino uma rotina semelhante a essas, mas estou mudando para fazer 3 dias exclusivo para fortalecimento dos músculos incluídos em Mov e outros 2 dias exclusivo para movimentos.ja experimentou essa? Acha uma boa tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano! Desculpe a demora em responder.

      Nunca fiz uma divisão assim, mas pode ser uma boa desde que você não trabalhe os mesmos grupos musculares dois dias seguidos.

      Pessoalmente prefiro trabalhar os movimentos e o fortalecimento no mesmo dia, fazendo primeiro os moves e no final o fortalecimento pra aquele move.

      Desse jeito posso fazer num dia movimento e fortalecimento focado nos grupos musculares de empurrar e no outro os grupos musculares de puxar, evitando trabalhar de forma intensa as mesmas musculaturas.

      Mas no final vale a pena seguir o que fizer mais sentido pra você. ;)

      E ai, fez essa divisão, curtiu ela? Tmj mano!

      Excluir
  34. Fala mano, sobre o treino de empurrar, depois do treino posso adiciona mais repetições e variações de flexão? Eu tenho medo de perder resistência e sinto que o volume de treino do treino de empurrar não está sendo o suficiente, e tbm só consigo fazer a handstand push up descansado no meio do treino fica muito pesado, posso substituir pra fazer o dobro de flexões Pyke ou só aumento o descanso ?

    Sobre o treino de puxar a mesma coisa, eu posso aumentar o volume das barras, tipo botar 5x8 de barra aberta e 5x8 de barra normal ? Novamente por questão de volume no treino



    E o treino de muscle up, eu não consigo fazer a extensão de tríceps, só faço a negativa, como faço pra progredir e conseguir fazer-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae! Beleza? 🙂

      Bora responder por partes:

      - Você pode sim adicionar mais variações de push up no final, mas recomendo também testar aumentar a quantidade de repetições nas séries do treino (15 a 20 por exemplo) e/ou diminuir o tempo de descanso pra 1 min. Isso vai te ajudar a ter mais volume de treino sem precisar adicionar mais exercícios.

      - Você não precisa fazer todas as reps de handstand push up logo de cara. Comece fazendo quantas você aguentar, mesmo que seja só uma ou duas, com o tempo você vai ganhar força e resistência pra fazer mais. Outra opção é trocar a ordem desse exercício com o handstand hold, assim você vai estar menos desgastado quando fizer o hspu. 😉

      - Sobre a barra, é uma boa fazer 5 series como você colocou. Outra opção é adicionar peso extra.

      - A progressão pra sphinx push up é colocar as mãos a frente da linha da cabeça, assim o exercício fica mais leve. Com o tempo você coloca as mãos cada vez mais pra trás, até chegar na direção da linha dos ombros. Mas se mesmo colocando as mãos mais a frente você não conseguir fazer, pode tentar apoiar as mãos numa superfície mais alta.

      Qualquer outra dúvida é só falar! Tmj! 😁

      Excluir
  35. Boa taarde, eu estou um pouco perdido na questão de treinar pra ganhar força/fazer movimentos, como seria um treino regrado pra isso? é pq não entendi mt bem, se faz os exercícios em séries e primeiro começar fazendo os movimentos só pra entender a técnica e dps finalizar com treino de força voltado a um movi específico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Edu, tudo certo?

      Em todos os exercícios apresentados aqui você precisa fazer o numero de series determinadas antes de passar pro próximo.

      Os primeiros exercícios de cada treino são progressões dos moves a serem conquistados (uma variação mais fácil dos objetivos finais), é importante fazer as progressões primeiro para executa-las com o máximo de qualidade possível.

      O restante dos exercícios são focados no fortalecimento das musculaturas necessárias para realizar os moves. ;)

      Excluir
    2. Obrigado pela explicação!

      Excluir
  36. nossa eu tô MUITO animado pra começar esses treinos amanhã eu finalmente me sinto seguro

    ResponderExcluir
  37. A tabela de treino e de segunda até domingo?

    ResponderExcluir
  38. EU POSSO MUDAR OS EXECICIOS DE LUGAR OU TEM QUE SEGUIR CERTINHO ?

    ResponderExcluir
  39. Quanto tempo de descanso de uma repetição para outra

    ResponderExcluir
  40. Tenho uma dúvida os treinos são em circuito ou em séries?

    ResponderExcluir
  41. Blz ? Treinar em circuitos um exercício seguido do outro ou em séries ? Acabar 3 séries do 1 exer e 3 do 2 e assim por diante ?

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Muito bom o treino de vcs parabéns, porém fazia td do modo pré intermediário aí esta semana fui pra o intermediário, não consigo nem parar nas posições muito menos fazer a grande maioria dos treinos, achei o salto na dificuldade muito grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar mas acho q talvez seja a idade, 42 .....

      Excluir

Compartilhe aqui suas dúvidas e sugestões