Fala ae calistênicos! Aqui é o Ewerton.
Nesse artigo eu vou compartilhar com vocês um segredo e uma forma de colocá-lo em prática ainda hoje.
Este segredo pode ser aquilo que faltava para você evoluir mais, tanto no ganho de força quanto no de massa muscular e se trata de uma ideia já compartilhada neste Super Treino Full Body.
Se você quer saber o que é então se liga ae no restante do artigo.
Estratégia de Treino comprovada
Uma maneira simples de ficar melhor em alguma coisa é praticá-la todos os dias, no caso da calistenia nós precisamos de um pouco de descanso mas isto não impede de treinar cada músculo o máximo de vezes que conseguirmos.
Como eu falei aqui no treino Good Morning, eu adotei a tática de treinar em dois turnos, o turno da manhã é um treino full body de 1 ciclo só e o da noite é o treino principal com um ou dois grupos musculares em foco, como já temos visto aqui no site.
Esta tática me trouxe muitos resultados super positivos, desde a melhora na qualidade e na quantidade de exercícios básicos, como flexão e pull up, até a evolução em exercícios avançados, como human flag e front lever.
Até mesmo a parte estética teve um upgrade.
O Pré-Treino
Mas eu admito que treinar em dois turnos pode ser bem trabalhoso, nem todo mundo tem tempo suficiente para isto e você perderia toda a eficiência da tática se não pudesse aplicá-la todos os dias. E foi justamente por isso que nasceu o post de hoje!
A ideia é a mesma de treinar em dois turnos, treino full body com 1 ciclo só, mas a diferença é que esse treino é feito logo antes do treino principal. Traduzindo, ele é um Pré-Treino!
A vantagem de usar esta tática é nunca deixar um músculo parado por mais de um dia. Assim você não precisa esperar até a outra semana para treinar costas por exemplo, você vai fazer o treino principal num dia e treinar de forma menos intensa nos outros.
O jeito certo de aplicar
Mas espera aí só um pouquinho!
Antes de sair fazendo esse treino de forma completa todos os dias antes dos treinos principais, você precisa considerar o período de descanso para que a tática seja o mais eficiente possível.
Fica tranquilo que é bem simples. 😉
Você vai fazer só os exercícios que não pegam os músculos trabalhados no treino principal do dia anterior.
Por exemplo, se no dia anterior o treino principal foi peito e tríceps, então no pré-treino de hoje você não vai fazer os exercícios que trabalham peito e tríceps.
Pra você saber qual exercício fazer ou não fazer nos seus pré-treinos é só dar uma olhada na lista aí debaixo com os exercícios e os respectivos músculos trabalhados:
Push up – Peitoral, ombros e tríceps
Dips - Peitoral, ombros e tríceps
Wide pull up – Costas
Chin up – Bíceps e costas
Pistol squat – Pernas
Single leg calf raises – Pernas
Leg raises – Abdômen
Side crunches – Abdômen
Superman crunches - Lombar
Upside down deadlift – Lombar e costas
Um conselho na execução dos exercícios é fazer cada um até a exaustão. Já que é um ciclo só então vamos fazer valer a pena.
Agora se liga aí na imagem do nosso Pré-Treino.
A gente fica por aqui hoje, aproveitem este segredo para evoluírem mais e compartilhe o seu próprio segredo nos comentários.
Valeu galera, bons treinos!
~Ewerton

sobre o pre treino logo apos acordar, devo faze-lo mesmo em jejum ?? ou devo me alimentar e depois fazer o pre treino ?
ResponderExcluirFala Paulo!
ExcluirMano, isso vai depender de você. Eu recomendo que você pesquise em sites de nutrição sobre os prós e contras de treinar em jejum. Existem alguns caras bem conhecidos como o Terry Crew e o calistênico Chris Heria que treinam em jejum, mas eles seguem a prática do jejum intermitente.
O que eu costumo fazer quando treino de manhã é tomar algo rico em carboidrato pra dar energia (um copo de leite com farinha lactea, por exemplo) e depois do treino comer algo com mais proteínas (sanduíche de pão integral com queijo e ovo frito) isso tem funcionado bem pra mim, mas pra vc pode ser diferente.
Concluindo, pesquise com cuidado sobre o assunto e veja se vale a pena ou não pra vc treinar em jejum. E fique à vontade pra compartilhar a sua opinião com a gente.
Abraço mano! :)
entendi!!
ResponderExcluirvou pesquisa mas sobre o assunto e obrg pela atencao!!
abraco (y
fica na paz !!
Uma pergunta aleatória: eu posso treinar pernas e fazer aeróbicos no mesmo treino?
ResponderExcluirQuatro meses na calistenia seguindo as rotinas do Blog! Me ajudam muito!
Fala ae, blz? Dá pra fazer isso sim, aliás é uma excelente ideia :) Você pode colocar saltos, corda e até corrida de explosão.
ExcluirE ficamos felizes por poder te ajudar de alguma forma!
Uam outra coisa: façam um treino com Um dia pra treinar o core.
ResponderExcluirÉ uma sugestão bem importante! :)
ExcluirNo blog tem vários treinos de core e a maioria dos nossos programas de treino tem um dia específico pra esse grupo, mas se vc quiser compartilhar com a galera algum treino que vc faz pode ficar a vontade que nós publicamos com os devidos créditos ;)
Muito obrigado pelas sugestões, abraço!
fala ae weverton td blz contigo mano. E ultimamente tenho treinado para o front lever, e percebi que está cada vez mais dificil fazer a tuck front lever advaced, mas em consideração estou ficando de 2 a 4 segundo no straddle front lever. Sabe algo a respeito desse caso?
ResponderExcluirRecomenda alguma roina rotina específica para domina-lo? Tu tem canal no you tube? vlw mano suas dicass ajudam mts abraços.
Fala ae Emerson, não tenho canal, por enquanto, mas se vc quiser pode me mandar inbox pelo face https://www.facebook.com/ewerton.vitoria ou pra nossa página https://www.facebook.com/barzclubstreetworkout/ ;)
ExcluirEntão mano, quando eu estava aprendendo o front, também tinha dificuldade em segurar a posição, apesar de ter a lombar bem desenvolvida.
Acontece que o problema era as costas, porque são esses músculos que travam o seu corpo na posição.
Pelo que você falou, o seu problema deve ser este também. Eu sugiro fazer tuck front lever pull up, wide pull up (bem devagar) e a segurar na posição dessa imagem aqui (a da direita) http://trainingforclimbing.com/wp-content/uploads/2016/07/scapular-pull-ups.jpg
Isso deve te ajudar a desenvolver a força necessária pra fazer os progressivos mais difíceis até chegar no front. :)
Boa tarde, nesse caso seria parecido com a famosa sub máxima? Notei uma grande diferença fazendo por exemplo, mais exercicios pra antebraços e abdominais, consegui evoluir muito no caso de barras pra costas.
ResponderExcluirFala Leandro! Beleza mano? 🙂
ExcluirÉ um pouco parecido com sub máxima, mas nesse caso você faz apenas uma série e pra todos os grupos musculares, exceto o treinado no dia anterior. 😉
Bem legal essa sua experiência com sub máxima! 😁 Realmente antebraços e abdômen fortes ajudam muuito na barra fixa.
Grande abraço Leandro, tmj!