Translate

Como fazer mais Barra - Evite estes Erros!

Olá, galera!

Hoje falarei sobre 3 erros muito comuns na execução da barra fixa que podem estar impedindo o seu progresso no exercício e até a sua evolução como um todo. Também veremos como consertar cada erro e evoluir muito mais em menos tempo.


Espero que esse post possa contribuir de forma significativa em sua jornada na Calistenia. ;)   

Então vamos lá! Preste atenção e evite cometer estes erros ao fazer suas pull ups:


1º) Não contrair as Escápulas


Muitos pensam que fazer pull ups é meramente uma questão de usar os braços para mover seu corpo para cima puxando a barra, mas a verdade é que não é só isso.

Há algo muito importante a ser feito durante esse exercício e que a maioria das pessoas acabam não fazendo: manter as escápulas próximas tanto no movimento de subida quanto no de descida para que se tenha melhores resultados.

Para que você compreenda melhor, observe a figura abaixo:


À esquerda, tem-se o modo de execução errada (com as escápulas afastadas); e à direita, o modo de execução correta (com as escápulas próximas).

Entretanto vale destacar que essa aproximação das escápulas deve ser desfeita assim que concluída a descida, de modo a descontrair a musculatura das costas antes de executar o movimento de contração novamente.




2º) Não fazer o movimento completo


Algo muito comum é vermos pessoas focadas em quantas pull ups seguidas conseguem fazer e, devido a isso, acabam esquecendo da qualidade de cada repetição.

Muitas acabam executando o movimento de subida e/ou descida de forma incompleta, tornando o exercício menos eficaz

Tenha em mente que uma repetição completa tende a trazer melhores resultados do que muitas repetições incompletas

Mas como cada repetição de pull up deve ser executada para ser considerada completa?

Durante o movimento de subida das pull ups, a altura de seu queixo deve ultrapassar a da barra; já no movimento de descida, seus braços devem esticar completamente.


3º) Balançar e pegar impulso


É importante também verificar se você não está "roubando" durante o exercício, fazendo com que cada repetição se torne mais fácil.

Para evitar isso, o ideal é cada pull up seja executada de forma controlada, sem movimentos bruscos e sem balançar o corpo, de modo a treinar melhor sua força.

Essa dica se torna ainda mais relevante na fase final de cada repetição, uma vez que o movimento de descida brusco pode prejudicar suas articulações e por isso, deve ser evitado.

Outro ponto a ser observado é que você deve distribuir o esforço igualmente entre os dois lados de seu corpo, evitando usar um braço mais que o outro, de modo a evitar lesões.

E mais um dica importante: você pode fazer cada repetição com as pernas cruzadas para reduzir o balanço do seu corpo se necessário.


É isso aí! Aproveitem as dicas e obtenham melhores resultados nos seus treinos! E qualquer dúvida pode deixar aí nos comentários ou no nosso perfil @barzclub.sw no Instagram. ;)

~Leandro







4 comentários:

  1. Parece tão fácil pra vocês homens. Tentei mas sempre com duas coisas desfavoráveis: minha mão é pequena, não consigo segurar direito em algumas barras e malho sozinha e sem apoio ficou difícil desenvolver. Mas... vou fazendo a australiana no aparelho de barra guiada do stiff, uso os bancos como paralela pro dip e vou me adaptando. kkk Parabéns pelo blog, conteúdo enxuto e atualizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chris.

      Apesar de uma certa forma, biologicamente falando, os homens terem mais força que as mulheres, isso na prática não quer dizer muita coisa.

      No final das contas o que importa mesmo é a sua dedicação aos treinos. Tenho que certeza que você conseguirá resultados excepcionais em breve, superando muitos marmanjos por aí ;)

      Bem, sendo suas mãos pequenas, dê preferência a barras de menor diâmetro e vá aumentando gradativamente. Um passo de cada vez, não é mesmo? :)

      Algo que pode lhe ajudar bastante com barras mesmo sem ter alguém lhe ajudando no exercício é fazer uso de uma faixa elástica como mostrado em 3:14 a 3:29 do vídeo do link abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=GBqAZP6jquc

      Fico feliz que tenha curtido o conteúdo do blog. O principal objetivo dessa página é pode contribuir com informações úteis a todos.

      Caso tenha qualquer dúvida, basta entrar em contato, ficaremos felizes em poder lhe ajudar da forma que pudermos. ;)

      Parabéns pela dedicação e bons treinos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou mulher e no começo quando entrei na academia há cerca de 6 meses, zero % treinada, subia no caixote, pulava e segurava la em cima o quanto podia, controlava a descida, nunca usei elastico, ficava pendurada na barra o quanto conseguia também, obviamente, despencava rapidamente. Mesmo assim fui fazendo, segurando o maximo la em cima, controlando a descida, treinando dorsal, treinando no graviton. Atualmente zerei o graviton (mas ele tem um peso fixo nele que não da pra tirar, então, não é como se eu estivesse só com o peso do meu corpo atualmente, tem umas tres placas fixas no aparelho) e faço 10 repetições na barra fixa, faço com a abertura igual a da primeira foto, mas não consigo fazer pendurada, só consigo em barra baixa ou se tiver algo em baixo do meu pé, fico com os braços esticados e pernas também, não do impulso de forma nenhuma. Agora comecei a treinar para conseguir fazer pendurada, la de baixo tu já tem que contrair as escapulas, e haja força, mas comecei a tomar creatina, agora vai. kkk

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui suas dúvidas e sugestões