Translate

Como treinar pra ganhar mais Força

Olá, galera!

Apesar de boa parte das pessoas optarem por treinos focados em hipertrofia, existe também aquelas cujo objetivo é apenas aumentar seus níveis de força sem ganhos expressivos de massa muscular.

Pensando nisso, no post de hoje, mostrarei como adaptar seu treino de Calistenia para que ele seja focado no ganho de força sem hipertrofia significativa.  


Então vamos lá!

Abaixo seguem dicas de como fazer essa adaptação para obter melhores resultados:

1º) Movimento controlado ou peso extra


Se seu objetivo é ganhar força, inevitavelmente você terá que treinar seu corpo para ser capaz de lidar com uma maior carga de esforço.

Uma das maneiras de fazer isso é usando pesos extras, o chamado weighted calisthenics, mas essa não é a única forma.

Se você não tiver como usar peso extra pode simplesmente executar repetições de forma mais lenta que o usual ao mesmo tempo em que contrai bem os músculos alvos, aumentando a dificuldade do exercício a fim de estimular o fortalecimento.

Nesse tipo de execução, o movimento controlado também exige que você tenha maior domínio sobre o seu corpo, treinando assim também sua capacidade de melhor utilizar seus músculos em conjunto.

Outro ponto a se considerar é prestar bastante atenção ao movimento de descida para não ser ajudado pela força gravitacional.

Mas não precisa exagerar na redução da velocidade de cada repetição, isso acabaria consumindo muito tempo sem uma grande diferença de resultado.

Um bom parâmetro a seguir em cada repetição é contar 3 segundos tanto no movimento de descida quanto no de subida, em qualquer exercício.




2º) Fim do treino sem fadiga muscular


Ao contrário do treino para hipertrofia, você não deve treinar até sentir fadiga muscular num treino focado puramente no ganho de força.

Ou seja, você deve terminar o treino antes de sentir aquela sensação de cansaço que dificulta a execução de cada repetição.

Mas como fazer isso de forma prática?

Comece fazendo poucos ciclos em seu treino e vá aumentando gradativamente essa quantidade.

Mas caso perceba que esse aumento levou seus músculos à fadiga, reduza a quantidade de ciclos e/ou aumente o tempo de descanso.


3º) Exercícios com 1 a 5 repetições


Como executar repetições de forma mais lenta sem gerar um esforço muito grande que leve a musculatura à fadiga?

Como conciliar as dicas previamente citadas?

A resposta é basicamente fazer poucas repetições por exercício. Mas como essa dica se traduz numa regra mais prática?

Fazer de 1 a 5 reps por exercício tende a ser o mais adequado para aqueles que desejam fazer um treino focado puramente na força.

Entretanto acontecerá em algum momento,  que mesmo que você execute as repetições de forma controlada, o treino oferecerá pouca dificuldade.

Quando o treino se tornar muito fácil, inclua exercícios um pouco mais difíceis de forma gradativa ou adicione peso extra com coletes, anilhas ou até mesmo uma mochila com livros


É isso aí! Bons treinos e se tornem mais fortes! :)

E qualquer dúvida pode deixar aí nos comentários ou enviar um direct pro nosso instagram (@barzclub.sw).

~Leandro

  


30 comentários:

  1. Bom dia Boas festas e um prospero ano novo com muita saúde e paz achei muito bom a matéria de exercícios a Equipe está de Parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eduardo! 😁

      Ficamos felizes em poder ajudar com nosso conhecimento.

      Tudo de bom pra você e pra família! 🙂

      Excluir
  2. A diferença de treino para hipertrofia e força parecem bem pouca na questão de repetições. Se na hipertrofia, é bom terminar umas duas repetições antes da falha, no de força seriam quantas?

    No de hipertrofia, a gente tem q fazer uma quantidade suficiente para q não consigamos repetir no dia seguinte? Enquanto no de força, seria uma quantidade q no outro dia ainda daria para fazer mais? (sei q não devo repetir os exercícios, por conta do descanso muscular, mas só para entender o quanto devo fadigar para força/hipertrofia).

    Gostei da dica de começar fazendo pouco e ir aumentando no treino de força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae, blz? 🙂

      Na verdade a diferença é considerável, no de força são 1 a 5 reps com carga/dificuldade muito alta, já no de hipertrofia são 8 a 12 com carga/dificuldade moderada.

      O treino de hipertrofia deve ser intenso e próximo a falha, sentir dores no dia seguinte são apenas consequências que nem sempre aparecem. 😉

      No treino de força você deve primeiro conhecer o seu corpo, testar cargas/dificuldade e repetições para saber quando você chega a fadiga para das próximas vezes evitar chegar nesse estado.

      Por exemplo, você faz paralelas com 10 kg a mais e chega a fadiga com 5 reps, isso significa que na próxima série você não vai fazer 5 reps, mas um número que não te deixe com a sensação de esgotamento.

      Não precisa ter como parâmetro sentir dores no dia seguinte, apenas se concentre em fazer um bom treino, testar variações de intensidade e repetições e ouvir o seu corpo. 🙂

      Excluir
    2. Na verdade, falei errado. Não era a quantidade de repetições, era o nível de fadiga, mas agora com sua resposta ficou mais claro pra mim. Eu estou fazendo o planejamento do seu site e tentando combinar ele com essas dicas de exercício de força.
      Então quanto a quantidade de repetições, vou ter como objetivo alcançar o seu planejamento, mas vou avaliar a fadiga para saber quando posso avançar.
      Parabéns pelo seu conteúdo, é de ótima qualidade.

      Excluir
    3. Show mano! Qualquer outra dúvida é só falar.

      Bons treinos! :D

      Excluir
  3. Se eu estiver fazendo um treino de força, eu também ganho hipertrofia mesmo que seja pouca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae, tudo bem? 🙂

      Com certeza, você vai hipertrofiar sim, mas não tanto quanto num treino mais voltado pra hipertrofia. 😉

      Excluir
  4. Eu ainda vou ganhar resultado mesmo fazendo somente uma repetição com peso extra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae, tudo certo? 🙂

      Vai sim, caso esta única repetição seja o máximo que você consegue. Nesse caso é bom aumentar as séries , fazendo pelo menos 5 séries com 1 repetição.

      Mas o que eu recomendo é que você varie os pesos e as repetições ao longo do treino.

      Comece com uma carga menor fazendo um pouco mais de repetições e vá aumentando a carga a cada série até chegar na carga onde você consiga apenas 1 repetição. 😉

      Assim você consegue um bom volume de treino focado em ganho de força.

      Excluir
    2. Hoje eu fiz 5 series. Eu comecei fazendo 5 e foi diminuindo até 1

      Eu estou certo assim?

      Excluir
    3. 5 series e 5 repetições diminuindo até 1

      Só pra me corrigir mesmo*

      Excluir
    4. Fala mano! 🙂

      Ta certo sim! 💪

      Excluir
  5. Cara eu tô meio perdido nessa pq assim eu fazia treino de resistência 250 flexões (executava de forma errada) 130 abdominais e 200 agachamentos com o mínimo de descanso e intervalo todos os dias e hj mudei para um treino de força fazendo 3 sets de 6 repetições de flexões (executadas perfeitamente) e outros exercícios, isso no dia de empurrar pq o treino já está dividido minha dúvida é diminuindo tanto as repetições eu vou ganhar força ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae, beleza? 🙂

      A questão não é só fazer 6 repetições, mas sim fazer um exercício que na sexta repetição você já vai estar no seu limite.

      No caso das flexões você pode deixar o exercício difícil a esse ponto adicionando peso extra (mochila com pesos ou até um amigo deitado nas suas costas) ou fazendo as repetições lentas e concentradas, contraindo e esmagando bem o músculo alvo.

      Se você fizer um treino dessa forma, morrendo por volta da sexta repetição, certamente vai ganhar força porque o esforço extra vai compensar as muitas repetições. 😉

      Mas não precisa abandonar os treinos de resistência, você pode intercalar treinos de força com treinos com muitas reps.

      Tmj!

      Excluir
  6. so magro e tenho barriga mais eu quero fazer os movimentos e a barriga atrapalha um pouco o que eu devo faze ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae, beleza?

      Geralmente quando a pessoa é magra mas tem barriga saliente é devido à má alimentação.

      Então talvez seja bom começar por aí, eliminando as besteiras da sua dieta e até procurando um nutricionista. ;)

      Excluir
  7. Qual tempo de descanso entre as séries?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí, tudo certo? 🙂

      2 a 5 minutos costuma ser o suficiente pra recuperar bem e evitar chegar a falha muito rápido. 😉

      Excluir
  8. No caso de fazer repetições lentas como seria? E como eu faria pra continuar ganhando força mesmo sem colocar carga extra? Gostaria de saber como aplicar isso na barra fixa e nas
    flexões de braço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae beleza? :D

      Na execução lenta, independente do exercício, contraia bem os músculos alvos e mantenha assim durante todo exercício, contando 3 segundos pra descer e 3 segundos pra subir, tanto na flexão quanto na barra.

      Essa técnica já vai te ajudar a ganhar mais força, mas se colocar peso extra o resultado pode ser melhor, e aí pode ser desde um amigo fazendo força contrária ao seu movimento quanto uma mochila com livros ou anilhas e coletes de peso.

      Excluir
  9. Fala mano, conheci seu blog ontem, e já aprendi mta coisa. Mas tenho uma dúvida eu faço 3 séries de flexão, na primeira série eu faço 13 rep, na segunda eu faço 10 e na terceira eu faço 8. Tem algum problema? Acho que tem haver por eu ser iniciante, faço calistenia a 2 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mano, tudo certo? :)

      Se fazendo essas quantidades forem o máximo que você consegue agora fazendo a repetição certinha, então não tem problema.

      Mas se você quiser focar no ganho de força, tente dificultar as repetições com peso extra ou fazendo bem devagar de modo que o seu máximo seja 5 repetições. ;)

      Excluir
  10. Fala brother, parabéns pelo site!

    Tenho umas dúvidas, então lá vão:

    1) eu treino somente pra força e faço 3x8 nos exercícios que considero fáceis e 3x5 nos difíceis (ex: muscle up). Ocorre que em alguns casos, na última série dos exercícios fáceis, faço somente uma pequena pausa entre as repetições, entre 10s a 20s, e termino. Posso progredir fazendo essa pausa curta? Ela é prejudicial?

    2) pra skills eu treino em séries e em seguida faço progressões mais fáceis, usando super séries (super sets) ou circuitos, sempre respeitando um descanso mínimo necessário. Também seguindo a ideia n° 1 que citei acima. Notei ganhos recentemente e não tive over training. Acha que essa organização tá boa?

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelas dicas , vou prática amanhã mesmo . na balaa

    ResponderExcluir
  12. Pra ganhar força preciso treinar no máximo 6 repetições ou pode más?

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas dicas !!!!
    Só tenho uma dúvida na questão do tempo de descanso entre os "exercícios". Devo realizar por exemplo dois ou três exercícios sem dar nenhum tempo de descanso e descansar somente nas séries. Ou devo descansar entre os exercícios e também entre as séries?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui suas dúvidas e sugestões