Translate

Fazer barra pode mudar a sua vida? - Realizando sonhos e crescimento pessoal


E ae galera! Tudo certo? O título do post de hoje é um pouco diferente do usual, mas é uma pergunta que eu faço questão de repetir pra você:

Fazer barra pode mudar a sua vida?

Eu não sei o que você vai responder (aliás deixe a sua resposta nos comentários), mas a minha resposta quando eu me fiz essa pergunta foi “SIM, fazer barra MUDOU a minha vida!”.

Pra explicar o porquê dessa resposta eu tenho que voltar uns anos no tempo, até a época em que eu era um adolescente magrelo (que já tinha sido gordo), que pensava em ir pro exército e que adorava atividade física apesar de não ser um atleta tão bom.


Barra Fixa e o Sonho de ser Militar


Nesta época eu me lembro que era muito interessado em fazer flexões, levantar uns pesos que o meu irmão tinha em casa, mas nada com muito compromisso. Nem pensava em me dedicar a fazer barra, não até a oportunidade de entrar pra Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a EsPCEx.

Comecei a treinar sempre que tinha uma oportunidade, numas pracinhas perto de casa ou nas traves da quadra da escola, e na hora do teste físico consegui fazer as 3 barras necessárias (meu máximo eram 5, morrendo), mas o que me deixou muito surpreso foi ver muitos caras reprovando por não conseguirem atingir a quantidade mínima.

E pior, muitos não conseguiam fazer nem uma repetição sequer! Com o tempo eu percebi que não só nesse, mas em todos os outros concursos militares, seja de Polícia, Bombeiros ou Forças Armadas, muita gente deixava de realizar um grande sonho porque não conseguia fazer barra fixa, e olha que alguns concursos exigiam apenas uma repetição.

Eu posso dizer que superei esse obstáculo e que fazer barra mudou minha vida, me permitiu uma experiência incrível no exército, onde nasceu a minha paixão por Calistenia que me levou a criar o Barz Club.

Esta foi a transformação mais marcante que fazer barra me proporcionou, mas não foi a única.


Academia pra quê?



Fazer barra abriu as portas pro universo da Calistenia, comecei a perceber que poderia ficar realmente forte e com definição muscular apenas com barra, flexão e afins. Quanto mais variações de exercícios eu conhecia mais me dava conta de que não precisava gastar rios de dinheiro com anilhas, aparelhos de musculação e muito menos com academias.

Mais ainda, além da possibilidade de treinar de graça, eu ganhei a liberdade de treinar praticamente em qualquer lugar onde dava pra se pendurar. Com o tempo eu fiz uns pequenos investimentos e coloquei umas barras em casa (uma barra de parede custa menos que 3 meses de academia) e agora faço a maior parte dos meus treinos em casa mesmo!

Liberdade e economia foram sem dúvidas grandes bens que fazer barra fixa me proporcionou. E não é só comigo não, praticamente todo mundo que entra no universo da Calistenia acaba experimentando essa transformação e não tem porque ser diferente com você.


Barra Fixa - Excelente Antidepressivo



Eu já falei de economizar dinheiro, ter mais liberdade e realizar um sonho, mas existe ainda os benefícios emocionais de fazer barra.

Um ponto que todos os praticantes de Calistenia concordam é que fazer barra fixa melhora o humor de qualquer um. Tá triste, deprimido? A barra vai fazer passar! Acredite, isso acontece mesmo. E o efeito é ainda maior quando você conhece outros calistênicos.

Não tem nada melhor pra relaxar do que fazer um treino entre amigos, e se você não tem nenhum amigo que pratique Calistenia, pode ficar tranquilo que a barra vai te ajudar a conhecer um rapidinho.

É incrível como um desconhecido acaba virando um grande parceiro de treino sem você nem perceber, você realmente acaba se tornando parte de uma comunidade, um clube, um verdadeiro bar's club.

Ainda tem a questão de superar desafios, que, inevitavelmente, você acaba levando para outras áreas da vida. As minhas experiências aprendendo do zero exercícios como Front Lever, Handstand e Human Flag, por exemplo, me fez ver que muitas coisas que parecem impossíveis na verdade só precisam de dedicação e trabalho duro para acontecerem.

O que eu quero dizer com tudo isso é que você acaba se viciando em superar obstáculos e em conquistar coisas que pareciam difíceis à primeira vista e isso vai se refletindo em todas as áreas da sua vida, te levando a crescer como pessoa. E esse crescimento que eu experimentei foi mais uma mudança na minha vida que começou com a barra.


A Barra pode sim mudar Vidas


Depois de todas essas coisas que falei só existe uma conclusão possível: a barra fixa pode sim mudar a sua vida assim como mudou a minha, seja pela realização de um sonho, pela liberdade, pela economia ou pelas novas amizades e crescimento pessoal.

Se você quer saber como conquistar sua primeira repetição na barra é só clicar aqui pra ver o artigo com dicas de exercícios e um segredo motivacional que vão te ajudar bastante.

Conta pra gente também como a barra mudou ou como você espera que ela mude a sua vida.

E deixe também as suas dúvidas e sugestões nos comentários ou no nosso perfil @barzclub.sw no Instagram que a gente vai responder tudo. ;)

Até a próxima, abraço! :D

~Ewerton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui suas dúvidas e sugestões