Translate

Exercícios pra Evoluir na Barra Fixa e uma Dica Motivante


Fala Calistênico!

Se você acha difícil evoluir na barra, então esse post é pra você.

Nele eu te mostro os exercícios básicos chave pra você aprender a fazer barra e um segredo motivador pra quem está dando os primeiros passos nesse exercício.

Se liga ae!


Os Exercícios Chave pra Barra Fixa


Barra Negativa


O Luciano é iniciante na Calistenia e conquistou a sua primeira barra esse ano. Agora está em busca de aumentar o número de repetições.

Pra isso ele faz um exercício que é excelente tanto pra quem quer fazer mais repetições quanto pra quem busca a primeira. Este exercício é a barra negativa.

Ela consiste em fazer o movimento de subida com um impulso e controlar o movimento de descida, forçando bem os músculos (veja um exemplo neste vídeo). A força que você faz pra controlar o movimento é o que vai preparar os seus músculos pra fazer mais repetições. :)

Este é um exercício chave pra quem ainda não consegue fazer nenhum pull up. Mas não é o único.


Isometria na Barra


Além do relato, o Luciano também trouxe uma dúvida:

“Existe alguma outra forma de ganhar a força de subida na barra fixa?”

A resposta é sim! E é muito parecida com o que o Luciano já faz. Ela é a isometria na parte superior da barra. Parece complicado? Deixa eu traduzir...

Isometria significa segurar o seu corpo numa determinada posição, como na prancha abdominal. Neste exercício a posição que você vai segurar é a mesma da foto ali de cima, na parte de cima do movimento.

Essa é a mesma posição em que você inicia o exercício da barra negativa, a diferença é que não precisa descer controlando.

Pra chegar nesta posição você pode pegar um impulso, usar uma cadeira ou contar com a ajuda de um amigo, depois é só segurar o máximo que puder.

Este exercício vai manter os seus músculos dos braços e das costas contraídos por um bom tempo e é aí que você ganha força.

Teve outra dica que eu passei pro Luciano, mas essa fica pro próximo post, onde eu vou poder explicá-la melhor. Por ora vamos conferir um segredo que pode ser a diferença entre evoluir ou não em qualquer exercício.


Seja Persistente!



O Yago Vasques deixou uma dica na nossa página no Facebook para aqueles que ainda não conseguem  executar a barra:


“O importante é nunca desistir! Depois da primeira tudo fica mais fácil!”

Posso dizer por experiência própria que depois da primeira tudo fica realmente mais fácil. Quando você já consegue fazer uma repetição, os treinos tendem a ficar mais eficientes e o ganho de força, consequentemente, maior.

Mas alguém que ainda não consegue fazer uma barra não sabe que depois da primeira vai ficar mais tranquilo. A pessoa ainda está naquela fase de fortalecimento onde as coisas parecem ir devagar, daí ela acaba desanimando e desiste.

Isso acontece não só dentro da Calistenia, como também em muitas áreas da nossa vida.

Se você está passando por isso agora, eu só tenho uma coisa pra te dizer: Tenha paciência!

É importante persistir nesta etapa e comemorar as pequenas vitórias, como alguns segundos a mais pendurado na barra. Coisas pequenas como esta são a prova da sua evolução e têm o poder de te motivar a cada treino.

Se você for paciente e persistente, pode acreditar que em breve também vai experimentar por conta própria o que o Yago falou: Depois da primeira tudo fica mais fácil!


Hoje ficamos por aqui, mas se você quiser conhecer mais dicas sobre como fazer barra, é só clicar aqui pra conferir como abdominal te ajuda a fazer mais barra.

Deixe também nos comentários ou no nosso perfil @barzclub.sw no Instagram as suas dúvidas ou sugestões pra quem tá perseguindo o objetivo de fazer a primeira repetição na barra fixa, que a gente responde tudo!

Abraço! Até a próxima. :)

~Ewerton




2 comentários:

  1. Opa! Bom dia Ewerton!
    Já faço um número considerável de barra fixa, em torno de 15 com boa qualidade do movimento, esse exercicio de isomeria ainda é bom pra mim, pra ganhar mais força e qualidade no movimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae! :)

      Sim, este exercício ainda pode ajudar, mesmo vc já fazendo bastante repetições. Só que ele deve ser usado de uma forma diferente.

      Você deve fazer sua série normalmente e na última repetição, quando sentir que não vai conseguir fazer outra, vc segura na parte de cima do movimento. Isso vai potencializar o seu treino.

      Outra boa dica é fazer as repetições lentamente, forçando bem os músculos ou adicionar resistência ou peso extra. Estas técnicas aliadas à isometria na última repetição vão te ajudar muito no ganho de força! ;)

      Excluir

Compartilhe aqui suas dúvidas e sugestões