O que é Glutamina
A glutamina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo de forma abundante. Fica disponível no plasma e nos tecidos musculares.
Apesar de ser produzida naturalmente, em condições mais extremas como após treinos intensos ou durante dietas restritas, a quantidade de glutamina produzida não é suficiente para suprir a demanda do organismo.
Nesses casos a suplementação de glutamina torna-se uma alternativa para aprimorar funções metabólicas e garantir o aporte nutricional.
Benefícios e para que serve a Glutamina
Para quem treina, a glutamina auxilia na recuperação rápida do músculo, diminui o risco de lesões, colabora para o ganho de massa muscular e perda de gordura.
A glutamina também atua no nosso sistema imunológico, sendo indispensável para a defesa do organismo contra doenças e infecções. Em casos de cirurgias, órgãos e tecidos podem precisar de uma dose extra de glutamina.
Ela ainda ajuda na manutenção da saúde intestinal assegurando a absorção de outros nutrientes.
Como tomar Glutamina
Em termos gerais, indica-se a ingestão de 0,1 a 0,3 gramas de glutamina para cada quilo de peso livre de gordura, mas é importante consultar um nutricionista para determinar a quantidade exata para você.
Ela pode ser tomada antes do treino ou antes de dormir junto com uma fonte de proteínas.